Sobre Gislaine Batista
Sou Gislaine Batista, infoprodutora, estrategista, gestora de negócios digitais, expert em SEO e Copy.
Desde sempre fui apaixonada por tudo relacionado a marketing.
Pude perceber muitas crenças enraizadas relacionadas a marketing, vendas e persuasão, e comigo elas sempre foram muito fortes, já via sinais antes de estar no digital.
Eu realmente não gosto de nada apelativo e muito menos manipulador. Nunca curti ver pessoas baterem na sua porta pra vender algo, nem receber chamadas por telefone ou abordagem na rua.
Já fui criticada no meio digital por isso, pois os campeões de vendas ficam todos os dias gritando:
QUANTAS LIGAÇÕES VOCÊ FEZ HOJE?
QUANTOS CLIENTE VOCÊ ABORDOU HOJE?
Quero deixar claro que não vejo isso como um crime, não julgo, só não consigo ser essa pessoa que faz isso.
Dentro da dificuldade encontramos oportunidades…
Percebi que não estava sozinha, percebi que haviam outros meios de fazer marketing e vendas sem precisar sofrer achando que eu era um “bicho estranho” porque não podia fazer abordagens.
Sim, eu conheci o Marketing da Permissão ou Marketing Humanizado.
Não estou inventando a roda, Marketing da Permissão já foi escrito por Seth Godin.
Só descobri que existia um caminho e que poderia utilizar a meu favor.
E foi através do SEO e a comunicação humanizada que fui desenvolvendo minhas habilidades no marketing e encontrando o meu próprio caminho.
Um dia eu me peguei fazendo uma reflexão profunda sobre o mercado digital: O que faz uma pessoa comprar na internet?
Estudando a respeito entendo que:
1º – Uma grande dor: a pessoa quer mudar algo, seja na sua vida, no seu corpo, na sua mente, financeiro, familiar, não importa, ela quer sair de onde está e ir para outro lugar no momento que está vivendo.
2º – Despertar de um desejo: a pessoa já não quer mais estar dentro da dor, deseja mudança e agora ela já encontra sinais do que pode ajudá-la na mudança e então passa a desejar muito o produto que vai trazer a satisfação que procura.
3º – Decisão de compra: a pessoa agora sabe o que vai lhe ajudar e vai para internet para comprar, mas não quer que ninguém diga o que deve comprar, ela quer tomar a decisão sozinha, já está cansada de pessoas dizendo o que ela deve fazer e perceber depois que era apenas interesse próprio do vendedor.
4º – Momento da vitória: a pessoa já ponderou o que ela precisa, já chegou no seu melhor momento financeiro para isso é chegada a hora de enfim alcançar seu desejo e eliminar todas as dores. Ela abre o computador e digita em um buscador um termo relacionado ao produto que entendeu (sozinha) qual era a melhor opção, e entre as primeiras posições apresentadas no Google ela vai efetivar a compra.
E pode ter certeza, isso aconteceu pela pesquisa onde ela percebeu que poderia confiar, onde se sentiu segura que o vendedor não estava apenas querendo vender, onde ela encontrou conteúdo de valor.
Isso eu descobri olhando para trás e entendendo qual o meu caminho para comprar algo na internet.
Hoje eu sei que acontecem mais de 3 bilhões de buscas na internet diariamente e que posso vender para essas pessoas que estão decididas a comprar.
Isso me dá paz de espírito, que era uma das coisas que busquei quando decidi trabalhar na internet.
Se você ficou até aqui e gostou do que leu te convido a me seguir no Instagram e no Youtube e fazer parte da minha comunidade.
Beijoss da Gi
Até o próximo artigo!